Disciplina Discipline CAP5588
Margens e Imagens, Molduras e Pedestais

Área de Concentração: 27159

Concentration area: 27159

Criação: 10/11/2015

Creation: 10/11/2015

Ativação: 10/11/2015

Activation: 10/11/2015

Nr. de Créditos: 7

Credits: 7

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
3 2 2 15 semanas 15 weeks 105 horas 105 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Luiz Claudio Mubarac

Joao Luiz Musa

Marco Francesco Buti

Objetivos:

Estudar as complexas relações entre desenho, gráfica e fotografia, tomando como ponto de partida o século XIX. Ao longo daqueles cem anos, com a consolidação definitiva da indústria, a influência crescente da ciência, a possibilidade de produção de imagens em uma escala anteriormente impossível, acentuam-se as reorganizações dos diferentes meios visuais disponíveis para o artista. Começam a esboçar-se as situações modernas e contemporâneas, ao mesmo tempo que se tornam mais nítidos os desenvolvimentos dos séculos anteriores, a partir da multiplicação da imagem. A aceleração das metamorfoses dos estatutos visuais não pode ser satisfatoriamente captada apenas com o tradicional foco na obra de arte única e imóvel.

Justificativa:

A estampa produzida pelas matrizes de madeira e metal responsabilizou-se por toda a multiplicação de textos e imagens até 1796. Naquele ano, com a descoberta da litografia e as possibilidades crescentes geradas pela ciência e suas aplicações, inaugurava-se a introdução contínua de novas tecnologias da imagem. Seu impacto foi muito maior no campo híbrido da gráfica, exposto em grande parte a exigências econômicas imediatas, do que no campo mais calmo da pintura e escultura: reconhecidas oficialmente como obras de arte, abrigadas em galerias, museus e coleções privadas, ou marcos do espaço físico urbano, privilegiadas pela História da Arte convencional. As relações, redefinições, deslocamentos de desenho e gráfica em seus encontros com a fotografia, e as consequentes expansões do espaço público e artístico, tornam o séc. XIX um momento privilegiado para o estudo destas relações mutantes no presente e em séculos anteriores.

Conteúdo:

Cópia, multiplicação, invenção Arte, artesanato, indústria Artista e autoria Aura, cópia e aura novamente.

Forma de Avaliação:

Apresentação de projetos em desenvolvimento, participação em aula

Observação:

Bibliografia:

ANDERSON-RIEDEL, Suzanne. Creativity and Reproduction: Nineteenth century engravings and the academy. Cambridge Scholars Publishing, Newcastle upon Tyne, 2010.
BARNES, Bernardine. Michelangelo in Print: reproductions as response in the sixteenth century. Ashgate Publishing Limited, Surrey, England, 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, in Obras escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1986.
BENSON, Richard. The Printed Picture. Museum of Modern Art, New York, 2008.
CARVALHO, Fleur Roos de. Printmaking in Paris. The rage for prints at the fin de siécle. Yale University Press, New Haven and London, 2012.
EDER, Josef Maria. History of Photography. Dover Publications, Inc. New York, 1978.
GREENOUGH, Sarah, On the Art of Fixing a Shadow, One Hundred and Fifty Years of Photography, Bullfinch Press, Boston, 1989.
HOBSBAWM, Eric. A la zaga: decadencia y fracaso de las vanguardias del siglo XX.
Barcelona, Editorial Critica, 1999.
MACQUEEN, Alison. The Rise of the Cult of Rembrandt. Reinventing na old máster in nineteenth-century France. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2003.
NEWHALL, Beaumont. Historia de La Fotografia, Desde SUS Orígenes hasta nuestros dias. Editorial Gustavo Gilli, S.A. Barcelona, 1983.
PARSHALL, Peter; CLAYTON, Hollis; HERTEL, Christiane; PENNY, Nicholas. The Darker Side off Light, Arts of Privacy, 1850-1900. National Gallery of Art, Washington, 2009.
PARSHALL, Peter; SELL, Stacey; BRODIE, Judith. The Unfinished Print. National Gallery of Art, Washington, 2001.
PON, Lisa. Raphael, Dürer and Marcantonio Raimondi. Copying and the italian renaissance print. New Haven and London, Yale University Press, 2004.
ROUILLE, Andre. A fotografia, Entre documento e arte contemporânea, Editora SENAC, 2010.
STEIN, Perrin. Artists and Amateurs, Etchings in 18th century France. The Metropolitan Museum of Art, New York, 2013.